A Rede Social é um programa nacional criado através da Resolução do Conselho de Ministros de 18 de novembro de 1997, regulamentado pelo Decreto-Lei N.º 115/2006, de 14 de junho.
Esta tem dois grandes objetivos: Combate à pobreza e à exclusão social e Promoção do desenvolvimento social.
Constitui, portanto, esta Rede Social uma medida política social ativa, que tem como finalidade a melhoria da qualidade de vida da comunidade e das pessoas.
A Rede Social exige uma forte articulação entre os vários agentes sociais. Num trabalho de parceria e mediante uma planificação estratégica, a rede social visa, primeiramente, desenvolver e consolidar uma consciência coletiva da existência dos problemas sociais. Com base neste conhecimento, são depois ativadas respostas e otimizados os recursos de intervenção a nível do concelho e freguesias.
É uma sociedade mais inclusiva, mais igualitária que se pretende alcançar; uma sociedade onde a erradicação da pobreza possa vir a ser uma realidade.
Os seus objetivos estratégicos são:
Destes objetivos estratégicos decorrem os seguintes objetivos específicos:
Neste contexto, assumem-se como instrumentos de trabalho fundamentais o Diagnóstico Social, o Plano de Desenvolvimento Social e os Subsequentes Planos de Ação.
Rede Social de Seia
Edifício Elo Comum
Av.ª 1.º de Maio, nº 75
6270-479 Seia
Telefone: 238 310 230 / 238 310 235
E-mail: redesocial@cm-seia.pt